Transporte de veículos, segurança e custo nas estradas

No momento de decisão sobre qual será a empresa que transportará seu carro ou uma frota toda, muitos são os aspectos que devem ser observados para que a movimentação seja efetuada de forma segura, com diminuição de riscos. 

Para isso, o time encarregado pela logística deve elaborar um plano com o objetivo de mapear potenciais riscos, tudo para evitar acidentes, prevenir avarias, controlar os processos e reduzir custos. 

Segurança

Um dos pontos mais importantes a ser observado na logística rodoviária é a segurança do transporte. Em especial, cuidados com o caminhão cegonha, o principal recurso neste segmento logístico, deve ser analisado e observado de perto em todas as etapas de uma viagem.

A altura dos caminhões carregados não deve ultrapassar os  4,95 metros de altura por 3 metros de largura. Já em relação ao comprimento, os tamanhos irão variar de acordo com o equipamento: limite de 14 metros para veículos simples; até 23 metros para veículo articulado — com distância entre os eixos de no máximo 18 metros; 23 metros para veículo com reboque.

Transportadoras seguras

É importantíssimo conferir se as transportadoras seguem as regras estabelecidas pelo Contran. Além disso, é imprescindível verificar também se as empresas têm  seguro total contra roubo, danos e acidentes extensivo às viagens feitas para clientes.

Outra ação que faz a diferença é pesquisar a reputação do operador logístico no mercado e procurar também feedbacks de outros clientes.

Por último, mas não menos importante, veja se a equipe de condutores são especializados no transporte cegonha, verificando os habilitações e especializações necessárias para a movimentação de automóveis.

Manutenção em dia

A ausência de manutenção preventiva aumenta a probabilidade de falhas mecânicas, ocorrências  que colocam em risco os colaboradores e terceiros envolvidos. Por isso, uma das principais medidas de segurança no transporte de cargas é justamente a manutenção preventiva.

Essa prática ajuda a identificar e antecipar falhas mecânicas, permitindo que sejam corrigidas antes que problemas maiores apareçam. Além da prevenção de acidentes, a prática auxilia a prolongar a vida útil dos caminhões.

Treinamentos e atualizações

Outra medida de segurança no transporte de cargas é a capacitação frequente e contínua dos motoristas. Um condutor com larga experiência e bem treinado sabe como agir no trânsito e se comporta com prudência, o que reduz os riscos de acidentes ou danos materiais à carga.

Treinamentos específicos podem ajudar todos os tipos de condutores, em casos em que é importante levar atualizações sobre legislação de trânsito ou de direção defensiva. Já em outros casos, como o de transporte de cargas perigosas, os treinamentos são ainda mais indispensáveis.

Monitorando a frota

O uso da tecnologia é outra medida de segurança importante no transporte de veículos é o rastreamento de ativos para o monitoramento da frota. 

Além da localização exata dos veículos em tempo real, essa é a melhor forma para saber se o percurso roteirizado está sendo seguido ou se existe alguma mudança não prevista.

O transporte de veículos é um segmento da logística que possui características muito peculiares e que precisam ser respeitadas para minimizar os riscos envolvidos nesta modalidade logística.

Por isso, é importante não arriscar com experiências ao contratar operadores logísticos que não sejam habilitados para o transporte cegonha.

Contar com a líder no mercado de transporte de veículo é contratar profissionais que fazem a diferença e uma estrutura sólida que somente uma empresa como a Tegma pode oferecer.