Qualidade na prestação de transporte de veículos

Dentro do segmento de serviços a satisfação é a principal meta a ser alcançada pelas empresas. Na logística não é diferente, são as estratégias para a conquista e manutenção do maior número de clientes que fazem a diferença no resultado final. Pensando que quanto mais satisfeitos estão os clientes, maior é a chance de aumento no relacionamento, a qualidade na prestação do transporte se materializa no caminho para o crescimento da performance, além de incrementar os índices administrativos, operacionais e financeiros.

Pensando nesses fatores, listamos diversos pontos que fazem a diferença na conquista da qualidade dentro do transporte de veículos.

Cuidados na escolha da transportadora

Dentro do segmento, a oferta de parceiros logísticos para o transporte de veículos é alta, contudo a qualidade não  No ramo existe muita oferta e pouca qualidade na prestação de serviços de transporte e logística. Por este motivo, o ideal é pesquisar informações antes de contratar uma transportadora. 

Dentro do levantamento de informações, o primeiro passo consiste na pesquisa do CNPJ e Inscrição Estadual das empresas prestadoras de serviços. Totalmente gratuito e online, esse levantamento pode ser realizado diretamente no site da Receita Federal dentro da opção pessoa jurídica. 

Uma outra consulta rápida pode ser feita junto à ANTT. A Agência Nacional de Transportes Terrestres fiscaliza o transporte nas rodovias e estradas nacionais, além de estabelecer com base em uma série de regras a chamada posse de Seguro de Cargas. Garantida pelo RNTRC – Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas, a cobertura dos seguros de transporte pode ser acionada somente com a validação do registro atualizado. Em caso de irregularidades, as seguradoras ficam desobrigadas a cumprir com as indenizações estabelecidas em contrato.

Outra ação necessária é a conferência das apólices de seguros. É importante verificar se a apólice está em nome da empresa contratada para o serviço e a vigência da mesma. Assim, é possível garantir o processo de ressarcimento em caso de sinistros.

Estrutura do serviço prestado

Além dos requisitos obrigatórios citados anteriormente, os prestadores de serviços se diferenciam pelos investimentos realizados para o acompanhamento e excelência das movimentações de veículos.

Entre os diferenciais está a roteirização, um planejamento feito com o auxílio de um sistema que define a melhor rota com base em variáveis como a distância, gastos de combustível e componentes, além de restrições de movimentação.

O rastreamento dos equipamentos também é essencial para a verificação do roteiro definido para a viagem. Mais do que o acompanhamento dos trajetos em tempo real, os sistemas de rastreamento permitem que os clientes acompanhem as informações, somando transparência ao serviço.

Atualização dos colaboradores

Um time de funcionários é um dos maiores fatores para a conquista de metas de uma empresa. Contudo, o recrutamento de profissionais  é uma atividade cada vez mais complexa. Mesmo com as melhores contratações, ainda  é preciso que toda a equipe seja treinada com frequência. A intenção dessas atualizações é fazer com que os colaboradores tenham sempre em mente a cultura e os valores de uma empresa. Esse chamado mindset  garante que todos os colaboradores conheçam os processos no detalhe, um fator decisivo para os resultados coletivos da organização.

A aplicação de recursos auxilia a qualidade dos serviços em cada etapa do transporte, um diferencial que aparece desde a origem ao destino e clientes finais de cada operação.